quinta-feira, 30 de julho de 2009

Tsar Bomba a maior bomba já construída e detonada

Tsar Bomba é a mais potente arma nuclea já detonada. Uma bomba de 57 megatons (equivalente a 57 milhões de toneladas de dinamite). Para se ter uma comparação, a bomba que caiu em Hyroshima tinha menos de 1 megaton.



A Tsar Bomba foi levada ao campo de teste por um especialmente modificado avião bombardeiro. Ela foi presa a um pára-quedas de retardo de queda que pesava mais de 800 quilos, o que dava a ambos os aviões a possibilidade de voar para pelo menos 45 km de distância do ponto zero de detonação. Se houvesse uma falha nesse retardo, a bomba ou teria atingido a sua altitude de detonação mais rápido do que o previsto tornando o teste uma missão suicida para os aviões, ou atingiria o solo a uma velocidade alta demais com resultados imprevisíveis.
A bola de fogo gerada pela explosão tocou o solo e quase alcançou a mesma altitude do avião bombardeiro, podendo ser vista a mais de 1.000 Km de distância. O calor gerado poderia causar queimadura de 3º Grau em uma pessoa que estivesse a 100 Km de distância. A nuvem em forma de cogumelo que se seguiu chegou a 60 Km de altura e algo em torno de 35 Km de largura.
O deslocamento de ar causou danos diretos até a 1.000 Km de distância.





O dispositivo foi reduzido de seu design original de 100 megatons para minimizar a escala de destruição. O design inicial era capaz de liberar aproximadamente 100 Mt, mas o resultado seria um excesso de resíduos e partículas radioativas liberadas na atmosfera e causaria uma catástrofe nuclear.

Gráfico que compara os níveis de destruição

0 comentários:

Blogger Templates by OurBlogTemplates.com 2007